top of page

oficinas e workshops

 

 

oficina de criação em videodança (juvenil)

 

A Oficina de Criação em Videodança Para Jovens tem como objetivo criar um espaço de aprendizado e troca de conhecimentos relativos ao campo da videodança. A partir de exercícios práticos nas linguagens do vídeo, da música e da dança, de debates e análises de vídeos, a oficina busca estimular que cada participante encontre seu próprio modo de fazer uma obra coreográfica tendo como suporte o vídeo. A oficina busca ampliar o repertório de referências criativas dos participantes abordando a videodança nas linguagens do cinema, da animação e do videoclipe, criando uma ponte entre universo simbólico do jovem com a linguagem da videodança.

oficina de criação em videodança (adulto)

 

 A oficina busca ampliar o repertório de referências criativas dos participantes e aborda aspectos técnicos que estão envolvidos na produção de uma videodança tais como, fotografia, enquadramento, criação de roteiro, edição, composição da trilha sonora, preparação corporal, coreografia e dramaturgia. Ao final o participante é convidado e criar uma videodança fazendo parte de todas as etapas do processo criativo.

body mapping
(juvenil e adulto)

 

Body Mapping é um projeto baseado na obra Framing body. A oficina apresenta algumas técnicas de uso do corpo como objeto e suporte de projeção. Esta versão trata do corpo que dança, interage e escolhe seu próprio enquadramento. A partir desta escolha, a imagem projetada tem suas propriedades gráficas modificadas no curso do tempo, se adequando em tempo real como um live video-dança. O objetivo dos encontros é fazer um dispositivo físico interativo com câmera e botões, utilizar a linguagem do VJing e efeitos especiais para manipular as imagens do corpo e ao final, mapear esta projeção em um espaço. 

videodança - perspectiva histórica
(juvenil e adulto)

 

Neste encontro de 4 horas, a artista Cynthia Domenico utiliza o conceito de Screendance de Douglas Rosemberg para definir o campo da videodança sob uma perspectiva transversal, que inclui diferentes linguagens artisticas como geradora de videodança. São analisadas, junto com os patrticipantes, obras de videodança nacionais e internacionais dentro de uma perspectiva histórica, dentro das linguagens da dança, cinema, videoclipe, artes visuais e artemidia.

dançando para a tela
(juvenil e adulto)

 

Neste encontro prático de 4 horas, a artista Cynthia Domenico utiliza conceitos de cinematografia de Katrina McPherson) e de dança do Rudolf von Laban para despertar percepção especial dos bailarinos em relação ao espaço da câmera. A artista monta uma traquitana que delimita o espaço do frame fotográfico. Por meio de exercícios práticos para a câmera os participantes exploram novas maneira de dançar para o quadro fotográfico e criar uma dança que só pode ser realizada no vídeo.

bottom of page