top of page

Videodança

insônia

 

Uma mulher está deitada em sua cama. O incômodo que perturba seu sono toma forma em seu corpo. Um delicado jogo de tensão e distenção dos músculos da cintura escapular cria uma coreografia de micro-gestos que gera formas corporais inusitadas. O movimento da lente, de foco e desfoco, conduz o olhar do observador nesta dança incomum. Do belo e usual, irrompe o corpo estranho. A trilha original forma uma atmosfera de suspensão e soa como narrativa sonora desta bizarra coreografia. O ritmo desta dança acontece na edição realizada pela artista. Com esta nova obra, Domenico desafia, mais uma vez, os limites da dança e cria uma coreografia que só poderia existir na tela.

Sozinhos entre Fatias

 

“Este filme aborda os problemas do caos urbano, a desesperança e a frustração como condição de vida nas grandes urbes e é o resultado da colaboração interdisciplinar entre músicos eruditos e populares, bailarinos, atores, performers, amigos e familiares. Domenico é uma artista que de maneira sutil realizou um trabalho crítico a respeito dos valores sócio-culturais e econômicos imperantes nas sociedades capitalistas. Estas preocupações sociais se expressam em sua obra e encontram nela um ponto de fuga.”

Claudia Sandoval

fuga em dor maior

 

“Fuga em dor maior” é uma série de três videodanças: Vira-e-Mexe, Patati-Patatá e Escápula. Inspirada em um conflito real, a obra narra em metáforas a despedida da bailarina Cynthia Domenico dos palcos e sua aproximação da videodança. Baseada em emoções reais, esta videodança apresenta uma paisagem psico-cenográfica, onde o espetáculo é a existência humana projetada em um estado atemporal.

bangalô da michiko

 

Uma parceria entre Companhia Flutuante e Cynthia Domenico, com Letícia Sekito. A representação da realidade é mais facil de se apreender do que a realidade em si. Assim nos explica um haikai japonês o que é a natureza: "folhas caindo tocam-se umas nas outras; a chuva toca na chuva."
 

contradição

 

Primeira videodança dirigida e realizada por Cynthia Domenico. Uma câmera fixa, movimentos cadenciados e não coreografados são base para uma dança que acontece na edição.
 

companhia flutuante

 

Making-off realizada para Companhia Flutuante. Resgistro de processo criativo do espetáculo Flutuante, com direção de Leticia Sekito.
 

dança sem fronteiras

 

Making-off realizada para o Projeto Dança Sem Fronteiras da diretora Fernanda Amaral. Registro de atividade.

tapuias filmes  
& cynthia domenico

 

Entre 2006 e 2008 Cynthia Domenico realizou distintas parcerias criativas com André Martinez, do Tapuias Filmes. Neste periodo os artistas exploravam a realização de produtos videográficos usando recursos simples da câmera Cybershot e edição caseira com Windows Movie Maker. O grupo criativo discutia as bases para uma pratica de democracia audiovisual.

 

isolda

 

De onde vem Isolda? Quem é essa Isolda de passos decididos que chega por entre as sombras do próprio corpo, que perfura as artérias da cidade que não para? Lá vai Isolda em busca daquilo que sempre sonhou, em busca de seu próprio drama, de seu destino inescrupuloso. Vai lá Isolda, ofereça sua vitalidade até a última gota de sangue e pelo amor de Deus, não deixe as ruas, o trânsito, o movimento, não, não deixe a cidade parar. Por Marco Maluf

instruções para chorar

 

Videodança inspirada na obra homônima do artista Julio Cortazar.

 

take 2 samba

 

Instalação performática realizada pelos artistas Cynthia Domenico, Thais Ushirobira, Pipo Pegoraro, Marco Maluf, André Martinez, André Uba, Leonardo Maia e a banda África lá em Casa.

 

filha da palavra

 

Videoclipe dirigido por Cynthia Domenico para Projeto Axial. Com Thais Ushirobira, câmeras de André Martinez e Tamara Ka.

 

gatas siamesas

 

Esta obra em videodança da artista Cynthia Domenico data de 2006 e atingiu o impressionante resultado de atingir mais de 46 mil visualizações no YouTube.

 

cama de gato

 

Primeira obra em suporte vídeo realizada pela artista Cynthia Domenico em 2006. A perseguição de uma joaninha por um gato cria uma narrativa instigante para esta videoarte coreográfica. O tema medo surge como questão recorrente na obra da artista que usa abordagem  auto-biográfica para criar obra universais. 

 

Cynthia Domenico sofre de crises de pânico desde a tenra idade de 3 anos.

 

bottom of page